As constantes transformações sociais, da economia, mercados, produtos e serviços determinam obrigatoriamente que empresas e profissionais assumam a responsabilidade por suas trajetórias, já que o processo de mudança não é uma escolha. Foi-se o tempo onde as empresas eram as únicas responsáveis pelo andamento da carreira de seus colaboradores. Este processo tem dupla responsabilidade. Todo e qualquer profissional tem por dever conquistar a liberdade de escolha, sem ‘vender sua alma’. Por outro lado , o melhor profissional para uma empresa é aquele que a escolhe como opção consciente. Só assim as organizações poderão ter em seus quadros pessoas realmente comprometidas por seus projetos, não aqueles que nelas permanecem por não ter para onde ir. A soma de talentos, de profissionais com grande diferencial competitivo é que fará com que as empresas conquistem seu sucesso.

Chega de responsabilizar o mercado por nossos movimentos ou frustrações. Sua carreira é sua responsabilidade! Sempre é tempo de nos apoderarmos de nossa própria vida, com planejamento e paixão.

A DCO acredita que o mercado sempre vai ter espaço para profissionais capazes de ‘fazer a diferença’ nas empresas. Mas você só vai conseguir isto quando estiver conectado com seus talentos, e trabalhá-los com visibilidade.

É nisto que acreditamos, e por isso estamos aqui para ajudá-los.

Nosso produto é Gestão da Transição de Carreira, com base no processo de Inteligência Profissional. Precisamos, e mais do que isso, devemos a nós mesmos a condição de sermos felizes 30 dias, e não apenas no dia 30.

Como fundadora da DCO acredito que contar a sua história seja imprescindível, pois através dela é que foram desvelados nossos propósitos, nosso jeito de ser e trabalhar e o legado que desejamos deixar. Todos estes fatos e descobertas são também os propulsores da energia e do encantamento que causamos hoje, que é nosso maior diferencial competitivo.

Em torno de 2000, já com cerca de 20 anos de carreira, trabalhava como sócia de uma promissora empresa voltada ao executive search. Três fatos neste período representaram um portal para a mudança.

“Um dia um executivo recém demitido chega a empresa dizendo que há 10 dias saia de casa sem dizer a mulher e aos filhos sobre sua situação, imaginando voltar para casa com uma boa notícia (novo emprego) para poder dar a má (demissão) e em desespero começa a chorar dizendo , exausto,que no dia seguinte já não teria mais onde fazer contatos.”

“A segunda foi a oportunidade de conversar com um famoso CEO em vias da aposentadoria compulsória que em sigilo confessa seu medo ao ter que enfrentar o ‘desemprego’ num cenário pessoal onde seria impossível parar, pela questão de sobrevivência financeira e também pela indisposição com a obrigatoriedade de chegar a um “fim”. Filhos mal gerenciados, custos fixos elevados e zero de planejamento pessoal e financeiro. Somado a isto sua sensação de ser refém e estar sendo punido pelo próprio sucesso, pela fama e status adquirido pela posição.”

“A terceira cena fala de um episódio onde, como headhunter ainda, descobri que existe uma diferença crucial entre um profissional não ser considerado ‘bom’; e não estar conectado com seu melhor. A sensação de deletar pessoas ricas em talentos e experiências, que simplesmente não estavam com seus alinhamentos necessários para dar continuidade a suas carreiras de forma mais atraente sob os olhos e padrões exigidos pelo mercado de trabalho.”

Quais são os fatores que determinam este sucesso? Qual o processo inteligente que nos remete à visibilidade e consequente empregabilidade, com consistência e firmeza? O que me torna refém do mercado? Nasci para ser feliz os 30 dias do mês ou apenas dia 30? Estou nesta posição ou empresa porque quero ou porque não tenho outra alternativa?

Assim nasceu DCO-Gestão de Carreira , a primeira neste estado a assumir este propósito de tornar-se um espaço de acolhimento com suporte técnico para enfrentar com assertividade os períodos hoje inevitáveis de transição. Surge a DCO como um convite para o profissional que vai para o ‘corredor’ para debruçar-se sobre sua vida e sua carreira. Partimos do estímulo à reflexão estratégica desenvolvendo seu projeto de vida, seu plano de vôo com posicionamentos e com atitudes que reflitam de forma amadurecida seus desejos, talentos e habilidades, estabelecendo a base conceitual e a inteligência para nossos produtos principais.

Lígia Nery

Aqui nasce nossa missão: com o propósito de ajudar as pessoas nesta caminhada, acessando a paixão, o sonho e de, a partir deles, reunir as condições também lineares e ferramentais que as remeta assertivamente ao mercado, afinal sucesso é uma consequência de quando trabalho e vocações ajustam-se.

Somos hoje uma equipe multidisciplinar, uma empresa organizada para dar todo o suporte aos profissionais e empresas em sua história profissional, afinal, somos aquilo que escolhemos ser, e só conseguiremos chegar a algum lugar se assim planejarmos, com o ‘coração e com a cabeça’, em equilíbrio.

O que buscamos incondicionalmente? Nossos valores e princípios expressam o que queremos transmitir e de que forma fazemos isto:

1 • Paixão - Amamos o que fazemos.
2 • Inovação - Buscamos soluções empreendedoras de vanguarda em nossos serviços.
3 • Respeito - Reconhecemos cada cliente como único e especial.
4 • Ética - Tratamos as pessoas como gostaríamos de ser tratados.

Trabalhamos desde 2001 e assim gostaríamos de ser lembrados:

“Pela alegria e entusiasmo no trabalho, percebendo que a DCO cumpre com sua missão de ‘fazer a diferença’, ajudando às pessoas a fazerem a diferença para si mesmas, na busca da felicidade.

.. por ter uma equipe comprometida , envolvida e vibrante com esta mesma missão

...como oportunidade de ter chegando à vida das pessoas concretizando o surgimento de uma ‘nova visão e esperança’ para encarar a vida.

...por ter uma missão que se propaga e continua, apesar das pessoas, desenvolvendo multiplicadores destes conceitos e crenças para ajudar, numa corrente crescente e sustentável.”

Ligia Nery.

Um de nossos principais diferenciais competitivos está na formação qualificada e multidisciplinar de nossa equipe. Ela está composta por consultores associados contemplando as seguintes áreas de especialidade:

• Reflexão e Planejamento Estratégico Individual (Projeto de vida)
• Assessoria de Imagem e Marketing Pessoal
• Assessoria em Empreendedorismo
• Counseling por especialidade
• Gestão Financeira (Orçamento Pessoal e de Investimentos)
• Planejamento da Qualidade de Vida
• Suporte em ferramentas e competências de carreira, tais como idiomas e informática , entre outras.

A DCO tem como fundadora e Diretora Lígia Nery, Psicóloga, especialista em Psicologia Organizacional e em Administração de Recursos Humanos. Tem 30 anos de experiência empresarial ligada à seleção de executivos e à orientação de carreiras. É coach internacional certificada pelo padrão da ICF – International Coaching Federation.
É Vice-Presidente de Eventos Científicos da ABRH-RS.

Mônica Cristina Böhme

Consultora da Böhme & Behar Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas. Psicóloga graduada pela PUC-RS/88. Especialista em Administração de Recursos Humanos pela PUCRS/FDRH. Formação em Consultoria Interna. Especialista em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG). Atuou como executiva em empresas privadas na área de RH por 15 anos e área da Qualidade e Planejamento Estratégico com foco em desenvolvimento organizacional, planejamento, gestão, desenvolvimento de recursos humanos estratégicos e operacionais e coordenação de equipe. Atuação como consultora em processos de desenvolvimento organizacional, de grupos e de pessoas.  Confecção e execução de Programas de Trainees e de Planos de Desenvolvimento Individual. Atuação em trabalhos com famílias empresárias. Atuação como supervisora de profissionais e executivos da área de RH.  Aluna na CLIP sobre Linguagem: Prática Narrativa. Curso de Líder-Coach pelo Instituto de Coaching Integrado (ICI) em 2005. Atuação como Coach com focos em gestão, liderança e carreira.

Antonio Azevedo

Especialista em Educação, Biólogo. Empresário, Professor e Pesquisador. Com experiência multidisciplinar e transdisciplinar, dedica-se ao desenvolvimento de pessoas e organizações. Atua como agente de desequilíbrio criando inovação em Gestão Estratégica, Elaboração de Cenários, Gestão de Conflitos Organizacionais e Reflexão Estratégica Individual e Corporativa. É um consultor e instrutor provocativo que trabalha com caos determinístico e não-linearidade. Utiliza Platão, Zen e ciência de ponta no desenvolvimento de reflexões e dinâmicas vivenciais buscando a ruptura de hábitos estruturados que bloqueiam um permanente processo de despertar para a geração da complementaridade, o sucesso empresarial e a qualidade de vida. É o Diretor de Gestão do Desconhecimento na Mettodo.

Mônica Aner - Idiomas

Tradutora-Intérprete pela UFRGS é especializada em Inglês, Alemão, Espanhol e Português para estrangeiros. Experiência como tradutora em Köln – Alemanha e como tradutora e professora de línguas para diversas empresas, entre elas: a Petroquímica Triunfo, Máquinas Condor, Metalúrgica Liess, Effem Produtos Alimentícios (Masterfoods do Brasil). Desenvolveu um curso de Línguas: CEL – Centro de Estudos de Línguas, para a Faculdade de Medicina de Minas Gerais. É professora e tradutora para empresas como a Claro, Melnick Construções, DCS e DCO, onde também é consultora. Em seus trabalhos de tradução, destacam-se: algumas Editoras, como a Plural Comunicação, Refap e a revista Bienal Mercosul 2003.

João Baptista Alves dos Santos

Sócio-fundador da JOB SAINTT – ASSESSORIA E SERVIÇOS LTDA - Pós-Graduado em Administração Financeira (UNISINOS – Mar/2003) e Graduado em Ciências Econômicas (UNISINOS – Dez/89). Consultor Organizacional atuando em formação do preço de venda dos produtos, orçamento empresarial, contabilidade gerencial, análise de balanço, acompanhamento e avaliação das informações e resultados, gestão econômica dos recursos das empresas, gestão de crédito/riscos /recebíveis, e gestão de finanças pessoais, Plano de Negócio, Empreendedorismo e Palestras relacionadas à Gestão Financeira e Administrativa. Análise de Investimentos e Planejamento Financeiro. Realização de Projetos de Viabilidade Econômico e Financeira, de novos Investimentos junto a Agentes Financeiros.. Consultor Externo e Facilitador do SEBRAE-RS.

Cristina Delabary

Formada em Psicologia pela PUCRS, pós-graduada em Administração de Empresas e Especialista em Administração de Recursos Humanos. Possui 28 anos de experiência empresarial, sendo 14 anos destes, em posição de Gestão. Atuou no Grupo Ipiranga, onde desenvolveu sólidos conhecimentos dos subsistemas de RH, estruturas organizacionais, gestão de mudança, gestão do PPA, gestão orçamentária, comunicação interna.  Professora Convidada pela Urcamp/Bagé. Atualmente é consultora associada da DCO - Gestão de Carreiras, conduzindo processos de outplacement, potencial, assessment e coaching. Formada em Dinâmica dos Grupos pela SBDG e Certificada em Coaching pelo padrão da ICF – International Coaching Federation, para Leader Coaching, Coaching Executivo e Life Coaching. Diretora de Eventos Científicos da ABRH-RS.

Rui Gonçalo de Melo Pires

É consultor Sênior e Diretor da Empresa Victória Marketing, com vivência tanto no mercado nacional brasileiro como outros mercados no exterior. Foi durante 13 anos executivo da Mobil Oil Portuguesa, com atuação em Angola e 12 anos na Mobil Oil do Brasil, nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Recife em prospecção de mercados, desenvolvimento e implementação de políticas de vendas. Com vários estágios desenvolvidos na Mobil Oil Corporation, em Nova York, Paris e África do Sul.

É consultor credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização, é membro do CIEP - Confederação Internacional dos Empresarios Portugueses.

Gérson Ventura

Formado em Ciências Contábeis pela UFRGS.
Especializado em assessoria e consultoria contábil-tributária a organizações de diversos segmentos empresariais.

Tânia Schirmer

Consultora de estilo atua como orientadora para a correta apresentação pessoal, imagem e postura profissional.
Auxilia profissionais que estão em processo de recolocação no mercado, além de identificar o vestuário exato para cada tipo de empresa e funções exercidas por seus colaboradores.

Conheça algumas empresas que valorizam seus recursos humanos e contam
com os serviços da DCO:

Conheça alguns parceiros que colaboram conosco: